Democratização da Informação utilizando Rádios Livres com a Internet

Autores

  • Lourival da Conceição Pereira Junior
  • Roberto Cesar Betini
  • Verônica Costa Pantoja
  • Jone Kazuki Yamaguchi

Resumo

Este trabalho explora a importância das Rádios Livres como uma ferramenta auxiliadora para a diminuição da exclusão social e verifica quais as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) que poderiam ser utilizadas para implementar uma Rádio Livre na Internet, propondo a criação de um ambiente baseado em Software Livre que auxilie na questão da Exclusão Social. Como resultado é verificado que estas Rádios na Web podem ser utilizadas em pequenas e médias comunidades, ajudando a minimizar a exclusão social, já que o rádio possui um grande poder de influência sobre a população ao qual está inserida, permitindo-lhes o acesso a um dos maiores bens da atual sociedade: a informação. Palavras-chave : Rádio Livre; Exclusão Social; Tecnologias Web

Biografia do Autor

Lourival da Conceição Pereira Junior

Lourival Junior é estudante do 5o. semestre do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFPA - Universidade Federal do Pará (junior.ufpa@gmail.com)

Roberto Cesar Betini

Roberto Cesar Betini é Doutor em Ciência da Computação pela University Of Electro Communications, DENTSUDAI, Japão (betini@ufpa.br).

Verônica Costa Pantoja

Verônica Costa Pantoja também é estudante do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFPA - Universidade Federal do Pará (vcpsinfo@yahoo.com.br).

Jone Kazuki Yamaguchi

Jone Kazaki Yamaguchi é estudante do ultimo ano do Bacharelado em Ciência da Computação da UFPA - Universidade Federal do Pará (joneyamaguchi@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2007-02-14

Edição

Seção

Artigos