O fenômeno das fake news a partir da experiência nos bairros de Belém (PA)

Autores

  • Darlann Miranda dos Santos Faculdade Paraense de Ensino (Fapen)
  • Will Montenegro Teixeira Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) Faculdade Pan Amazônica (Fapan) Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa) Universidade da Amazônia (Unama)

Resumo

O presente artigo tem como intuito compreender o fenômeno das fake news a partir da experiência de situações ocorridas em Belém (PA). Para isso, foi realizada uma pesquisa de exploratória. A pesquisa foi delineada pelo referencial teórico de autores, como Lucia Santaella (2018), Igor Rocha (2019), Christopher Douglas (2017). São apresentados dados parciais por meio de uma pesquisa com moradores dos bairros do Canudos e do Montese (Terra Firme), localizados em Belém (PA). Foi possível observar como os moradores entrevistados estão passíveis às fake news, acionados por suas experiências pessoais, relações afetivas e ideológicas. Compreende-se, então, como as fake news, atualmente, são difundidas nas redes sociais digitais e como são capazes de influenciar ações, crenças ou visões políticas.

 

Biografia do Autor

Darlann Miranda dos Santos, Faculdade Paraense de Ensino (Fapen)

Recém-graduado em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) 

Will Montenegro Teixeira, Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) Faculdade Pan Amazônica (Fapan) Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa) Universidade da Amazônia (Unama)

Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (Unama). Mestre em Ciências Sociais - área de concentração em Sociologia - pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Senac (Senac/RJ). Pós-graduado em Aperfeiçoamento para a Sustentabilidade e Responsabilidade Social pela Fundação Dom Cabral (FDC/MG). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade da Amazônia (Unama). Jornalista profissional (MTE nú. 2.298). Docente e coordenador dos cursos de graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) e Faculdade Pan Amazônica (Fapan). Docente dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa). Pesquisador do grupo de pesquisa Comunicação, linguagens, discursos e memórias na Amazônia da UFPA (certificado pelo CNPq). Integrante do grupo de pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (Gita) da Unama (certificado pelo CNPq). 

Downloads

Publicado

2021-03-22

Edição

Seção

Artigos