Informação Jornalística no Twitter: o estudo de caso da boate Burning Sun

Autores

  • Camila Christina Sales Carneiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Raquel Timponi Pereira Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Esta pesquisa tem como intuito entender como o Twitter informa o público brasileiro de nicho segmentado sobre pautas jornalísticas internacionais. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir da repercussão do escândalo midiático da boate Burning Sun, da Coreia do Sul, utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin (2011) nas postagens na plataforma. Como resultado, concluiu-se que quando não ocorre uma cobertura jornalística aprofundada sobre pautas especializadas pela mídia tradicional, o Twitter funciona como um canal de informação e seu usuário busca maior independência no acesso à informação, demonstrando maior protagonismo no ato de se informar.

Biografia do Autor

Camila Christina Sales Carneiro, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante do curso de Jornalismo da Faculdade de Educação (FACED).

Raquel Timponi Pereira Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do curso de Jornalismo da Faculdade de Educação (FACED).

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Publicado

2021-03-22

Edição

Seção

Artigos