Informação Jornalística no Twitter: o estudo de caso da boate Burning Sun

Autores

  • Camila Christina Sales Carneiro Universidade Federal de Uberlândia image/svg+xml
  • Raquel Timponi Pereira Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia image/svg+xml

Resumo

Esta pesquisa tem como intuito entender como o Twitter informa o público brasileiro de nicho segmentado sobre pautas jornalísticas internacionais. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir da repercussão do escândalo midiático da boate Burning Sun, da Coreia do Sul, utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin (2011) nas postagens na plataforma. Como resultado, concluiu-se que quando não ocorre uma cobertura jornalística aprofundada sobre pautas especializadas pela mídia tradicional, o Twitter funciona como um canal de informação e seu usuário busca maior independência no acesso à informação, demonstrando maior protagonismo no ato de se informar.

Biografia do Autor

  • Camila Christina Sales Carneiro, Universidade Federal de Uberlândia
    Estudante do curso de Jornalismo da Faculdade de Educação (FACED).
  • Raquel Timponi Pereira Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia
    Professora do curso de Jornalismo da Faculdade de Educação (FACED).

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Publicado

2021-03-22

Edição

Seção

Artigos