Espelhonomia: Como um Reality Show pode ser reflexo de uma sociedade?

Autores

  • Alexandre M. Bulhões
  • Jefferson C. Acácio
  • Kayo K. C. Oliveira
  • Roberto R. M. Cotta

Resumo

Este artigo é o resultado de uma análise sobre as representações culturais apresentadas no reality show Big Brother Brasil 5. O estudo parte de observação do comportamento dos participantes do programa entre Janeiro e Abril de 2005, criticados à luz de teóricos dos estudos culturais e da Comunicação Social. O trabalho propõe uma relação do perfil dos participantes do programa com a realidade brasileira, buscando identificar os grupos culturais apresentados, mostrando que essas representações são a composição da sociedade contemporânea, além disso, expõe-se à influência dos recortes televisivos na conjuntura social. Conclui-se, então, que os media e alguns grupos culturais estão intercalados no contexto da pós-modernidade e como o mutualismo está no ápice, nesta Era da Informação, essas instituições humanas encontram-se em um elevado patamar. Palavras-chave: Identidades culturais, Big Brother Brasil 5, recortes de TV

Biografia do Autor

Alexandre M. Bulhões

Graduando em Comunicação Social

Jefferson C. Acácio

Graduando em Comunicação Social

Kayo K. C. Oliveira

Graduando em Comunicação Social

Roberto R. M. Cotta

Graduando em Comunicação Social

Downloads

Publicado

2007-02-14

Edição

Seção

Artigos