Espelhonomia: Como um Reality Show pode ser reflexo de uma sociedade?

Autores

  • Alexandre M. Bulhões
  • Jefferson C. Acácio
  • Kayo K. C. Oliveira
  • Roberto R. M. Cotta

Resumo

Este artigo é o resultado de uma análise sobre as representações culturais apresentadas no reality show Big Brother Brasil 5. O estudo parte de observação do comportamento dos participantes do programa entre Janeiro e Abril de 2005, criticados à luz de teóricos dos estudos culturais e da Comunicação Social. O trabalho propõe uma relação do perfil dos participantes do programa com a realidade brasileira, buscando identificar os grupos culturais apresentados, mostrando que essas representações são a composição da sociedade contemporânea, além disso, expõe-se à influência dos recortes televisivos na conjuntura social. Conclui-se, então, que os media e alguns grupos culturais estão intercalados no contexto da pós-modernidade e como o mutualismo está no ápice, nesta Era da Informação, essas instituições humanas encontram-se em um elevado patamar. Palavras-chave: Identidades culturais, Big Brother Brasil 5, recortes de TV

Biografia do Autor

  • Alexandre M. Bulhões
    Graduando em Comunicação Social
  • Jefferson C. Acácio
    Graduando em Comunicação Social
  • Kayo K. C. Oliveira
    Graduando em Comunicação Social
  • Roberto R. M. Cotta
    Graduando em Comunicação Social

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Publicado

2007-02-14

Edição

Seção

Artigos