A função da Comunicação Organizacional na gestão da sustentabilidade: estudo multicaso no setor bancário

Autores

  • Ana Paula Dias Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Resumo

O presente trabalho busca compreender qual é o papel da comunicação organizacional na gestão da sustentabilidade, tendo como objeto de estudo o setor bancário. Fazem parte do corpus de pesquisa três instituições financeiras: Banco do Brasil, Santander e Itaú Unibanco. O objetivo é trazer reflexões acerca do processo comunicacional das organizações frente ao novo paradigma da sustentabilidade. Foi adotada como metodologia um estudo exploratório comparativo embasado na metodologia multicasos de Robert Yin (2011), com apoio de revisão bibliográfica e análise documental no período de 2017 a 2018. Os resultados apontam para lacunas na regulamentação e outros problemas que tornam a comunicação e o engajamento nas questões ambientais um grande desafio no Brasil, e propõe algumas sugestões de soluções para esses problemas através da perspectiva da Teoria da Comunicação de Habermas.

Biografia do Autor

Ana Paula Dias, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Graduada em Comunicação Social comhabilitaçã em Relações Públicas 

Analista de Marketing sênior 

Downloads

Publicado

2021-03-22

Edição

Seção

Artigos