A Chuteira na Mídia: A Predominância do Futebol na Imprensa Campineira
Autores
Ana Paula Faez
Gabriel de Barros Castanheira Baldocchi
Iara Bolzan Souza
Larissa Martins de Castro
Marcela Melosi Bordon
Mariana Whitehead
Rafael Lemos Stocco
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre as relações entre a mídia impressa e o futebol. Inicialmente, faz-se uma análise sobre o futebol como parte do gosto popular e da identidade nacional, sobre como ele começou a ser pautado pela mídia e as transformações sofridas pelas notícias sobre futebol ao longo das décadas seguintes. O trabalho mostra que a mídia impressa de Campinas dá prioridade ao futebol. Também há uma breve análise sobre a visão mercadológica da imprensa, que se pauta visando grandes tiragens de suas edições e lucro cada vez maior, baseando-se no conceito de indústria cultural. A conclusão baseia-se em reflexões sobre a imprensa contemporânea Campineira e a Agenda Setting.
Palavras-chave: Correio Popular. Diário do Povo. Mídia Esportiva. Futebol. Espetacularização da notícia.