A Chuteira na Mídia: A Predominância do Futebol na Imprensa Campineira

Autores

  • Ana Paula Faez
  • Gabriel de Barros Castanheira Baldocchi
  • Iara Bolzan Souza
  • Larissa Martins de Castro
  • Marcela Melosi Bordon
  • Mariana Whitehead
  • Rafael Lemos Stocco

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as relações entre a mídia impressa e o futebol. Inicialmente, faz-se uma análise sobre o futebol como parte do gosto popular e da identidade nacional, sobre como ele começou a ser pautado pela mídia e as transformações sofridas pelas notícias sobre futebol ao longo das décadas seguintes. O trabalho mostra que a mídia impressa de Campinas dá prioridade ao futebol. Também há uma breve análise sobre a visão mercadológica da imprensa, que se pauta visando grandes tiragens de suas edições e lucro cada vez maior, baseando-se no conceito de indústria cultural. A conclusão baseia-se em reflexões sobre a imprensa contemporânea Campineira e a Agenda Setting. Palavras-chave: Correio Popular. Diário do Povo. Mídia Esportiva. Futebol. Espetacularização da notícia.

Downloads

Publicado

2007-02-15

Edição

Seção

Artigos