O Desenvolvimento do Mercado Publicitário em Juiz de Fora

Autores

  • Igor Amin
  • Sérgio Condé

Resumo

A proposta do estudo é realizar um resgate da memória publicitária em Juiz de Fora a partir do desenvolvimento do mercado publicitário na região da Zona da Mata Mineira, Vertentes e Mantiqueira. Nosso trabalho se insere também, nas investigações realizadas do Núcleo Zona da Mata e Vertentes da Rede Alfredo de Carvalho, cuja proposta é ir além da preservação de nossa memória midiática, promovendo a socialização de seus conteúdos cognitivos - sendo assim, este estudo tem com objetivo analisar o desenvolvimento histórico da atividade publicitária no mercado local, tendo como hipótese à existência de duas etapas e/ou fases nesta história: a primeira marcada pela a inexistência de agências qualificadas enquanto a segunda fase seria a de consolidação, fusão de empresas publicitárias, já com a visão empresarial. A elaboração de análises qualitativa do presente estudo foi feita através de entrevistas em profundidade com os representantes das agências o que ainda nos permitiu refletir sobre o surgimento do Clube de Criação de Juiz de Fora, há três anos, e sobre o eventual impacto provocado pela chegada ao mercado de profissionais de nível superior em Comunicação Social com habilitação em publicidade, formados em faculdades privadas da cidade. Palavras-chave: História da mídia; Publicidade; Identidade Regional

Biografia do Autor

Igor Amin

Aluno do terceiro período do curso de Comunicação Social/ Publicidade da Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora. Integram como acadêmicos o Núcleo Zona da Mata e Vertentes da Rede Alfredo de Carvalho.

Sérgio Condé

Aluno do terceiro período do curso de Comunicação Social/ Publicidade da Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora. Integram como acadêmicos o Núcleo Zona da Mata e Vertentes da Rede Alfredo de Carvalho.

Downloads

Publicado

2007-02-15

Edição

Seção

Artigos