Sobre o papel das organizações em um contexto midiático

Autores

  • Ana Carolina Soares Costa

Resumo

Este trabalho intenta, sob o enfoque da Nova Teoria dos Sistemas (NTS), concebida por Niklas Luhmann, contribuir para uma melhor compreensão dos fenômenos que envolvem a produção dos textos da mídia, seu conteúdo, sua recepção e seus efeitos. Através de uma leitura sociológica desses processos simbólicos, busca-se esclarecer como se dá a construção desses produtos midiáticos e a constituição de sentidos na contemporaneidade. Em especial, pretende-se analisar o papel das organizações, como participantes ativas desse processo, na medida em que pautam os meios de comunicação de massa. Estes fenômenos serão estudados à luz da diferenciação fundante da teoria - sistema/ambiente - e de outros conceitos desenvolvidos por Luhmann, tais como acoplamento estrutural e irritação. Palavras-chave : Nova Teoria dos Sistemas; Meios de Comunicação de Massa; Discurso das Organizações; Produtos Midiáticos; Estudos com audiência.

Biografia do Autor

Ana Carolina Soares Costa

Aluna de graduação do curso de Comunicação Social - Gestão de Comunicação Integrada da PUC Minas. Bolsista de iniciação científica, integrante do grupo de pesquisa em Teoria da Comunicação Organizacional e do grupo de pesquisa em Recepção, Audiência e Opinião Pública, ambos da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2007-02-15

Edição

Seção

Artigos