O discurso hater contra Greta Thunberg no Twitter

Autores

  • Daniel Rossmann Jacobsen Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ruth Reis Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Com o objetivo de compreender o discurso de ódio nas publicações sobre Greta Thunberg no Twitter, reunimos um corpus de mais de 210 mil tuítes, que posteriormente trabalhamos através de uma abordagem qualiquantitativa. Para tanto, realizamos análises estatísticas para o dimensionamento do corpus e identificação das publicações de maior destaque e, a partir disso, empregamos os procedimentos da Análise de Discurso para interpretar os textos. Confirmando nossas hipóteses, percebemos que a onda de discurso de ódio contra a ativista está presente na rede social analisada, muito embora conteúdos favoráveis também mobilizem grande engajamento, revelando disputas discursivas de largo alcance.


Biografia do Autor

Daniel Rossmann Jacobsen, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando do 8ú período do curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: danieljacobsen.ufes@gmail.com.

Ruth Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Discurso (Grudi/CNPq/Ufes). E-mail: ruthdosreis@gmail.com.

Downloads

Publicado

2023-02-21

Edição

Seção

Artigos