Este artigo apresenta o resultado parcial de uma pesquisa que estuda o fenômeno social do repórter-amador (BORGES, 2015) com base nos aportes teórico e metodológico de Lahire (2002; 2004; 2006; 2010). Ela analisa as disposições sociais do ator que, mesmo sem formação em jornalismo, produz notícias em espaços autorais. Na primeira fase, elaborou-se um quadro socioeconômico desse grupo e um resumo parcial do perfil sociológico de um repórter-amador.
Biografia do Autor
Paula Beatriz da Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco
Graduanda do 5ú período do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Rayanne Elisã da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco
Graduanda do 8ú período do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco
Professora adjunta do Núcleo de Design e Comunicação, doutora em sociologia, mestra em comunicação, especialista em história contemporânea, jornalista e publicitária.