O perfil das rádios educativas do Piauí. Desafios, Perspectivas e frustrações

Autores

Resumo

O artigo traz o panorama e perfil das rádios educativas do Piauí. São pontos de partida os entendimentos desses perfis, os debates sobre os desafios, perspectivas e frustrações da feitura, ou tentativa de fazer comunicação radiofônica educativa no 9º maior estado em extensão territorial do Brasil. Metodologicamente baliza-se na conceituação de comunicação educativa, notadamente radiofônica, levando-se a origem da rádio no País (que nasce com intuito de difundir questões educacionais), passando para a situação piauiense através da aplicação de protocolos de pesquisa, ouvindo-se agentes dessas emissoras e ainda refletindo-se sobre essas situações. Nota-se que as rádios educativas do estado passam por sérias dificuldades de funcionamento e de manterem suas identidades comunicacionais e legais sobre suas funções de serem canais educativos. Dois terços delas não está em funcionamento.

Biografia do Autor

Yasmim Helleen Cunha, Universidade Estadual do Piauí

Acadêmica do 7ú Período do curso de Bacharelado em Jornalismo da UESPI (Universidade Estadual do Piauí), campus Poeta Torquato Neto (Pirajá), em Teresina (PI). Bolsista de Iniciação Científica no PIBIC/UESPI/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária, Popular e Tecnologias Sociais da UESPI. E-mail: yasmimhcunha@outlook.com

Orlando Maurício de Carvalho Berti, Universidade Estadual do Piauí

Pós-doutor em Comunicação, Região e Cidadania pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Comunicação Social pela UMESP, com estágio doutoral na Universidad de Málaga (Espanha). Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Especialista em Comunicação Institucional pela UFPI - Universidade Federal do Piauí. Especialista em Docência Superior pela FSA - Faculdade Santo Agostinho. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo - pela UFPI. Professor, pesquisador, extensionista e diretor de Relações Internacionais da UESPI - Universidade Estadual do Piauí. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária, Popular e Tecnologias Sociais da UESPI.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Edição

Seção

Artigos