Mídia e violência contra a mulher: A abordagem jornalística do feminicídio no Portal do Holanda

Autores

  • Ariel Rodrigues Bentes Universidade Federal do Amazonas
  • Ivânia Maria Carneiro Vieira Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A violência praticada pelo homem contra a mulher, pela condição de gênero, pode se manifestar através de agressões físicas, psicológicas, morais e do feminicídio, quando o homem decide assassinar a vítima, constituindo o nível mais extremo dessa violência. É deste tema que o presente artigo trata tendo como lugar de investigação o "Portal do Holanda" e, como conteúdo de análise, matérias jornalísticas divulgadas nesse meio, no período de janeiro a dezembro do ano de 2019, que abordem o feminicídio na cidade de Manaus. As estratégias metodológicas utilizadas envolvem a sistematização de dados sobre a violência contra a mulher no Brasil e no Amazonas, leituras de livros e documentos relacionados ao tema, e os instrumentos de análise qualitativa e de conteúdo visando compreender a construção social da violência contra a mulher e a identificar elementos da manifestação dos estados de violência no discurso jornalístico.

 

Biografia do Autor

Ariel Rodrigues Bentes, Universidade Federal do Amazonas

Jornalista freelancer com experiência em meios digitais e pautas indígenas, raciais, comunicação e tecnologia. Colaboradora do site Favela em Pauta e co-fundadora da Abaré - Escola de Jornalismo.

Ivânia Maria Carneiro Vieira, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (1982); Especialista em Teoria e Pesquisa em Comunicação Social (PROPESP- UFAM, 1995); mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA-UFAM, 2001); doutora em Processos Socioculturais na Amazônia (PPGSCA-UFAM, 2017); Professora Associada I na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC-UFAM). Vice-coordenadora do Programa LigAção- Comunicação, Meio Ambiente e Cidadania na Amazônia (composto pelos projetos de extensão Maloca Digital, Universidade Livre de Manaós, Comunicadores Populares de Base e Paiol da Comunicação). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UFAM (PPGCCOM); Membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam/Icsez/Ufam) e Mediação - Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação; Articulista do Jornal A CRÍTICA-Manaus (1995); Co-fundadora da organização Movimento de Mulheres Solidárias do Amazonas (Musas); Fórum de Mulheres Afroameríndias e Caribenhas (2012), Frente Amazônica em Defesa dos Direitos Indígenas (2018) . Possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Social, atua principalmente nos seguintes temas: Informação Pública, Comunicação Comunitária, Comunicação e Educação, Jornalismo impresso; Jornalismo e Direitos Coletivos, Mulher e Mídia; Mídia e Povos Indígenas da Amazônia; Jogos de Linguagens.

Downloads

Publicado

2023-02-21

Edição

Seção

Artigos