Práticas Educomunicativas No Ganhando Asas: Como Jovens Com Síndrome De Down Se Tornaram Podcasters

Autores

  • Andrea de Lima Trigueiro de Amorim Universidade Católica de Pernambuco
  • Jefte Fernando de Amorim Barbosa
  • Maria Alice Albuquerque Neta Universidade Católica de Pernambuco
  • João Cruz Barbosa Neto Universidade Católica de Pernambuco

Resumo

Esta pesquisa analisa o processo de construção do podcast Ganhando Asas, protagonizado por jovens com Down, avaliando os possíveis impactos sobre os atores envolvidos. São utilizados recursos etnográficos, observação participante e entrevista em profundidade. Concluímos que a experiência trouxe impactos positivos para o desenvolvimento dos beneficiários e voluntários, sendo as práticas educomunicativas um fator-chave para o resultado percebido.

Biografia do Autor

Andrea de Lima Trigueiro de Amorim, Universidade Católica de Pernambuco

Jornalista, professora dos cursos de Jornalismo e de Publicidade da Escola de Comunicação da Unicap. Coordenadora da Escola de Educomunicação e Direitos Humanos - EDUCOMDH e da Agência Experimental de Práticas Inovadoras - UNILAB.

 

Jefte Fernando de Amorim Barbosa

Professor da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS e co-orientador do trabalho.

Maria Alice Albuquerque Neta, Universidade Católica de Pernambuco

Jornalista, formada pela Universiadde Católica de Pernambuco.

João Cruz Barbosa Neto, Universidade Católica de Pernambuco

Estudante de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e estudante de Ciência Política da Universidade Concordia.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Edição

Seção

Artigos