Ficção científica, Sociedade do Espetáculo e Comunicação Organizacional: perspectivas em O Círculo (2017)

Autores

  • Ana Catarine Mendes da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Mariana Netto de Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Célia Christina de Almeida Padreca Nicoletti Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Resumo

O presente artigo objetiva identificar aspectos da comunicação organizacional e da sociedade do espetáculo no filme de ficção científica O Círculo (2017). Para a efetivação da pesquisa, a metodologia utilizada parte de uma fundamentação teórica sobre a comunicação organizacional e sociedade do espetáculo, seguida por uma análise narrativa e estilística da obra, elencando os principais aspectos do enredo, do tempo, espaço e personagens. A partir dessa análise, é possível observar como a comunicação organizacional pode ser estruturada em uma empresa e como a sociedade do espetáculo se manifesta no cotidiano das pessoas por meio do uso excessivo da tecnologia.

Biografia do Autor

Ana Catarine Mendes da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Recém-graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
É Pós-Graduada em Arte, Cultura e Educação pela Faculdade Intervale. Atualmente, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integrante do Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais (Genecine) da Unicamp, e do Grupo de Estudos do Horror e do Insólito na Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. E-mail: catarinemendes0608@gmail.com

Mariana Netto de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Recém-graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
E-mail: mariana.na@puccampinas.edu.br

Célia Christina de Almeida Padreca Nicoletti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutora e mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas
(PUC-Campinas). Pós-graduada em Administração-Marketing pela FECAP/Instituto Bücker e graduada em
Relações Públicas, pela PUC-Campinas. Professora do curso de Relações Públicas da PUC-Campinas. E-mail:
celia.padreca@puc-campinas.edu.br 

Downloads

Publicado

2024-08-22

Edição

Seção

Artigos