Hiperconexão em xeque: o paradoxo do laço digital a partir do documentário O dilema das redes (2020)

Autores

Resumo

Em um cenário onde as relações sociais estão cada vez mais subordinadas a mecanismos digitais, discussões a respeito das problemáticas resultantes desses hábitos excessivos ganham força, voz através de narrativas como a do documentário O Dilema das Redes (2020), dirigido por Jeff Orlowski e produzido por Netflix, que buscam transmitir esses debates por meio de uma linguagem inclusiva e esclarecedora. Este estudo objetiva analisar a narrativa do documentário O Dilema das Redes considerando a temática da hiperconexão e as problemáticas que isso tem causado no meio social. Observou-se que o documentário assume, por meio da dramatização do cotidiano, uma visão crítica sobre os impactos subjetivos e políticos que as operações da lógica algorítmica e do interesse mercadológico de grandes empresas de mídia digital exercem sobre indivíduos, sociedades e a democracia. A interconexão como benesse da internet e a cultura digital como signo de progresso são colocadas em questão, como um dilema cujo debate é intempestivo.



Biografia do Autor

Vinícius Corrêa Araújo, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Fotógrafo de cenas urbanas e diretor de arte. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e estudante de Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Membro do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura e do Citadino - Grupo de Pesquisa em Temáticas Urbanas.

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutor em Desenvolvimento Social (Unimontes). Mestre em Geografia (Unimontes). Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNIFIPMoc) e em Geografia (UNIFRAN). Professor do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Membro do Núcleo Citadino - Grupo de Pesquisa em Estudos Urbanos (PPGDS/Unimontes) e do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Edição

Seção

Artigos