Intencionalidades editoriais e conduta ética no jornalismo: uma análise da cobertura da morte de Lázaro Barbosa de Souza pelos telejornais Jornal Nacional e Alerta Nacional

Autores

Resumo

Este artigo analisa a cobertura da morte de Lázaro Barbosa de Souza, em 28 de junho de 2021, no Jornal Nacional e no Alerta Nacional. O objetivo é compreender as intencionalidades editoriais de cada telejornal, além de propor uma reflexão sobre a conduta ética-profissional. Enquanto o Alerta Nacional recorreu ao sensacionalismo para ampliar a importância do conteúdo veiculado, o Jornal Nacional cometeu deslize ético ao fazer uso de termos como “bandido” para se referir a Lázaro.

Biografia do Autor

Franco Dani Araújo e Pinto, Universidade Vale do Rio Doce

Jornalista e publicitário graduado pela Universidade Vale do Rio Doce - Univale (2002), pós-graduado em Educação (2011), Mestre em Gestão Integrada do Território pela Univale (2016) e doutorando em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Design Gráfico na Univale; integrante da Equipe de Apoio Tecnológico do Núcleo de Educação a Distância da Univale; e membro do Comitê Científico do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale. Diretor regional Sudeste da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); diretor da Editora Univale.

Ludmila Batista, Universidade Vale do Rio Doce (Univale)

Recém-graduada (Turma 2022) do curso de Jornalismo da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). 

Downloads

Publicado

2023-09-06

Edição

Seção

Artigos