Reações dos usuários às checagens do robô Fátima, da Aos Fatos, no Twitter em 2019: internalização, interrogação e externalização

Autores

Resumo

O artigo analisa reações no Twitter a verificações de fatos publicadas pela conta automatizada Fátima, da Agência Aos Fatos. Entre 2111 tweets da Fátima publicados em 2019 e coletados usando a ferramenta LTWEET, foi selecionada amostra de 122 tweets com respostas dos próprios usuários checados pelo robô. A análise categorizou respostas entre positivas, questionadoras ou negativas, com predominância de críticas, e raros acolhimentos das
checagens.

Biografia do Autor

Matheus Veiga Romera, Universidade Metodista de São Paulo

Estudante do curso de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e bolsista de Iniciação Científica TT-1 da Fapesp, no projeto de pesquisa processo 2021/12411-1 “Estratégias institucionais de verificação de fatos e resposta a críticas no combate a fake news: levantamento de posicionamentos em redes sociais sobre checagem jornalística”, sob orientação do Prof. Dr. Ivan Paganotti. E-mail: romeramatheus@outlook.com

Ivan Paganotti, Universidade Metodista de São Paulo

Professor da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e pesquisador do CNPq (PQ-2), desenvolve pesquisa com auxílio Fapesp, processo nº 2020/15055-9, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e realiza pós-doutorado no TIDD/PUC-SP, sob orientação de Pollyana Ferrari. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). E-mail: ivan.paganotti@metodista.br

Downloads

Publicado

2024-08-22

Edição

Seção

Artigos