O impacto do Astroturfing nas relações midiáticas:uma análise das fazendas e cliques na publicidade e propaganda digital

Autores

  • André Duarte da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisca Camila Ferreira Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Kênia Bruna da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Helena de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Heitor Pinheiro de Rezende Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

 O artigo examina o conceito da expressão Fazenda de Cliques e discute o Astroturfing nas interações midiáticas realizadas por empresas e marcas para se autopromover. O objetivo do estudo é analisar os efeitos do Astroturfing e das fazendas de cliques no contexto da propaganda digital. O método usado foi a análise bibliográfica. Ao final, concluímos que a prática é prejudicial não apenas para o público, mas também para a marca, pois gera desconfiança e prejudica a reputação, além de distorcer a real opinião dos consumidores.

Biografia do Autor

André Duarte da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Recém-graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: andreduartte_@hotmail.com

Francisca Camila Ferreira Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Recém-graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: franciscacamila@alu.uern.br

Kênia Bruna da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Recém-Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: keniasilva@alu.uern.br

Maria Helena de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Recém-graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: helenamedeiros@alu.uern.br

Heitor Pinheiro de Rezende, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Orientador do trabalho. Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E-mail: pinheirorezende@uern.br

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Publicado

2024-07-17

Edição

Seção

Artigos