Infodemia: a pandemia que ainda não acabou

Autores

  • Gabriel Bhering Barbosa UFJF
  • Iluska Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O presente artigo representa investigação de aprofundamento da pesquisa de Iniciação Científica que observou em 2022 como as agências de checagem Fato ou Fake, do G1, e Aos Fatos, do Uol, agiram na Pandemia de Covid-19, entre o período de fevereiro de 2020 e abril de 2022. Neste estudo, o recorte temporal é de abril de 2022 até março de 2023, buscando entender como tais produtos jornalísticos convergentes combatem a desinformação, após o fim da Pandemia, mas não da Infodemia. Dentre as postagens, foram selecionados vídeos publicados no IG do Instagram dos dois produtos jornalísticos tomados como objetos empíricos, observados a partir das lentes da Análise da Materialidade do Audiovisual (COUTINHO, 2018). Buscou-se entender quais temas principais de propagação/desmentido de fake news e a didática utilizada para esse combate. Os resultados obtidos auxiliaram na compreensão do problema e a refletir sobre possíveis soluções que perpassam pela educação midiática.

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Publicado

2023-09-06

Edição

Seção

Dossiê Temático