Empoderamento, representatividade e contradição: os fios no discurso da marca Salon Line

Autores

  • Bionda de Paula Ferreira Universidade Federal do Pampa
  • Paula Daniele Pavan Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Resumo

Esta pesquisa objetiva entender como a marca Salon Line usa o empoderamento feminino e a representatividade do cabelo crespo e cacheado como estratégia de comunicação no Instagram. Para isso, utilizamos como base teórico-metodológica a Análise de Discurso pecheuxtiana. Através da análise dos recortes, concluímos que, para a marca, empoderamento significa ser livre para usar os cabelos como quiser sem dar atenção para os padrões,
funcionamento que ocorre com contradições, pois ao incluir a marca também exclui, separando cabelos crespos e cabelos lisos.

Biografia do Autor

Bionda de Paula Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Recém-graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). E-mail: biondadepaulaf@gmail.com

Paula Daniele Pavan, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Orientadora do trabalho. Doutora e mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja, com atuação no curso de Relações Públicas. E-mail: paulapavan@unipampa.edu.br

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Publicado

2024-09-05

Edição

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Artigos

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