Diversidade na publicidade: case Doritos Rainbow 2022 #RespeitaMinhaIdentidade

Autores

  • Sabrina Camargo de Araujo Santos Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
  • Carlise Nascimento Borges Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)

Resumo

Este artigo analisa comentários da campanha #RespeitaMinhaIdentidade paraentender a contribuição de campanhas que abordam pautas sociais e representam a comunidade LGBTQIA+. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa fundamenta se em conceitos de publicidade, responsabilidade corporativa e cultura da marca (Sant'anna, 2009; Santos, 2005; Kotler, Kartajaya, Setiawan, 2010). A análise empírica, baseada em estudos de recepção (Jacks, 2015; Martín-Barbero, 2004), examina a percepção das pessoas nos comentários dos posts publicados pela marca Doritos em seu Instagram, durante a campanha, destacando a importância do posicionamento sólido e contínuo das marcas em causas sociais capazes de gerar pertencimento e engajar seus consumidores.

Biografia do Autor

Sabrina Camargo de Araujo Santos, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)

Recém-graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).

Carlise Nascimento Borges, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)

Professora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).

Downloads

Publicado

2025-05-21

Edição

Seção

Artigos