Do Choquei aos meios tradicionais: uma investigação sobre como adolescentes alagoanos se informam em um contexto de convergência

Autores

Resumo

O artigo busca investigar o consumo informacional de adolescentes no atual contexto midiático. Utilizando a Análise de Conteúdo como metodologia, o corpus é composto por entrevistas com estudantes do ensino médio de Maceió/AL. Os resultados apontam para a utilização das mídias sociais como principal meio desse consumo, revelando a necessidade de um letramento midiático familiar para consumir, avaliar e circular informações de forma crítica.

Biografia do Autor

Kamilla Abely Dias Gomes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Recém-graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). ). Atua como colaboradora no projeto de pesquisa Letramento Transmídia em Alagoas. É integrante do Grupo de Pesquisa GENI - Gênero e Interseccionalidades na Comunicação.

Victor Gabriel Xavier da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atua como voluntária no projeto de pesquisa Letramento Transmídia de Alagoas e faz parte do Laboratório de Estudos em Tecnologia e Sociedade (Lets). Atua como assessor de comunicação em instituições públicas.

Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em e doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Licenciada em Letras e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Integra os grupos de pesquisa Discurso e Ontologia (GEDON-UFAL) e Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (NEPLEV/UFPE). 

Vitor José Braga Mota Gomes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Compõe o Laboratório de Estudos em Tecnologia e Sociedade (LETS) e a Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas e Práticas Sociais.

Downloads

Publicado

2024-09-05

Edição

Seção

Dossiê Temático

Categorias