O potencial da gamificação como instrumento para a Educação Crítica para as Mídias no Ensino Superior da área de Comunicação e Informação

Autores

  • João Victor dos Santos Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Yuri Neri de Azeredo Correia
  • Alexandre Farbiarz

Resumo

Considerando a sociedade contemporânea extremamente midiatizada, nosso objetivo foi descrever o potencial da gamificação na Educação Superior na área de Comunicação e Informação no Brasil. Para tanto, iniciamos nossa pesquisa por um levantamento bibliográfico de publicações acadêmicas que apresentassem práticas gamificadas em cursos da área, suas aplicações e resultados em sala de aula, com vistas a elaborar uma panorâmica do tema. A partir deste corpus de pesquisa, submetemos os artigos a uma análise de perfil e depois à coleta de dados sobre as práticas gamificadas. Finalmente, submetemos um questionário a autores dos textos para esclarecimento de dúvidas. Com isso, pudemos observar a viabilidade de utilizar de práticas gamificadas na Educação Superior como ferramenta de Letramento Crítico Midiático, além de potencializar o engajamento e participação dos educandos em disciplinas lúdicas.

Biografia do Autor

João Victor dos Santos Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Aluno do Curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF).Bolsista de Iniciação Científica. E-mail: joaoo@id.uff.br

Yuri Neri de Azeredo Correia

Recém-graduado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi bolsista de Iniciação Científica. Email: yneri84@gmail.com

Alexandre Farbiarz

Doutor e Mestre em Design (PUC-Rio), Mestre em Educação e Linguagem (USP). Professor do PPG Mídia e Cotidiano e da Graduação em Jornalismo da UFF. Coordenador do grupo de pesquisa educ@mídias.com – Educação para as Mídias em Comunicação (UFF), e do laboratório LINC-Design - Linguagem, Interação e Construção de Sentidos (PUC-Rio). E-mail: alexandrefarbiarz@id.uff.br

Downloads

Publicado

2024-09-05

Edição

Seção

Dossiê Temático

Categorias