Erros no Progresso: Análise Semiológica das Narrativas do Canal de YouTube Ciência Todo Dia Centradas no Ser Humano

Autores

  • Cecilia Sizanoski Sanchez Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

A presente pesquisa busca estabelecer a estrutura narrativa dos vídeos que têm o ser humano como personagem central nos vídeos do Ciência Todo Dia, canal de grande visibilidade no YouTube e que se consolidou rapidamente na plataforma. Utilizando matrizes teóricas de Barthes, Saussure, Benveniste, Culler e Propp focadas em estrutura narrativa, semiologia e linguística, foram analisados 15 dos 302 vídeos publicados no canal entre 2013 e 2021. Assim,
foram encontradas três linhas narrativas que se diferem pelas características dos erros cometidos pelo ser humano.

Biografia do Autor

  • Cecilia Sizanoski Sanchez, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Estudante de Graduação 8º semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: sizanoskicecilia@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-09-05

Edição

Seção

Dossiê Temático

Categorias