Erros no Progresso: Análise Semiológica das Narrativas do Canal de YouTube Ciência Todo Dia Centradas no Ser Humano

Autores

  • Cecilia Sizanoski Sanchez Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

A presente pesquisa busca estabelecer a estrutura narrativa dos vídeos que têm o ser humano como personagem central nos vídeos do Ciência Todo Dia, canal de grande visibilidade no YouTube e que se consolidou rapidamente na plataforma. Utilizando matrizes teóricas de Barthes, Saussure, Benveniste, Culler e Propp focadas em estrutura narrativa, semiologia e linguística, foram analisados 15 dos 302 vídeos publicados no canal entre 2013 e 2021. Assim,
foram encontradas três linhas narrativas que se diferem pelas características dos erros cometidos pelo ser humano.

Biografia do Autor

Cecilia Sizanoski Sanchez, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Estudante de Graduação 8º semestre do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: sizanoskicecilia@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-09-05

Edição

Seção

Dossiê Temático

Categorias