Competências Midiáticas e o Papel das Mídias Sociais na Promoção da Leitura entre Jovens

Autores

  • Maria Laura Soares Rosa Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O intuito deste artigo é indagar como as competências midiáticas relacionadas às mídias sociais podem influenciar e incentivar o hábito de leitura entre os jovens, com ênfase no impacto que os influenciadores digitais exercem, especialmente, no "Booktok" do TikTok. Como metodologia, foram realizados três percursos: pesquisa bibliográfica, análise de conteúdos veiculados por influenciadores e aplicação de questionários em escolas de ensino médio, pública e privada. Como principal resultado, pode-se observar as competências midiáticas como ferramentas para incentivar a leitura.

Biografia do Autor

Maria Laura Soares Rosa, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Estudante de Graduação do Curso de Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). E-mail:
marialaurasoares.rosa@gmail.com

Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Orientadora do trabalho. Professora do curso de Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista
(FAAC/Unesp). E-mail: roseane.andrelo@unesp.br

Downloads

Publicado

2024-09-05

Edição

Seção

Dossiê Temático

Categorias