Enquadramento Midiático de uma Celebridade Política na Internet: Uma análise sobre o Perfil da Drag Queen Rita Von Hunty

Autores

Resumo

Buscamos discutir o potencial das figuras célebres em informar e mobilizar públicos, através da análise da figura pública Rita Von Hunty, drag queen criadora do canal do YouTube Tempero Drag. Partimos da perspectiva metodológica de Enquadramento (França; Silva; Vaz, 2015), apoiada nos conceitos de celebridade, celebridade política e mídia radical, para traçar a construção de Rita como celebridade política e suas mudanças de enquadramento. Identificamos três fases na sua trajetória no canal (2015-2018, 2018-2021 e 2021-presente). As análises apontam que ela desempenha dois papéis principais: de educadora e referência, que reforçam sua formação como celebridade política e destacam seu potencial político.

Biografia do Autor

Kamily de Oliveira Nogueira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Estudante do Curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bolsista de Iniciação Científica (IC/Probic-CNPq).

Ricardo Duarte Gomes da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Orientador da pesquisa IC/Pibic-CNPq.

Downloads

Publicado

2025-05-21

Edição

Seção

Artigos