Posicionamento de uma marca brasileira no exterior: estratégias de internacionalização da Farm Rio no mercado italiano

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Resumo

O trabalho investiga o posicionamento da marca brasileira Farm Rio no mercado italiano. O seguinte problema de pesquisa foi lançado: como a Farm Rio construiu o seu posicionamento de marca a partir da campanha de lançamento em Milão? Para responder a esse questionamento, além de apresentar uma fundamentação teórica sobre posicionamento, branding e marketing internacional, foi conduzida uma pesquisa empírica através da observação e da análise qualitativa de postagens da marca no Instagram. Os resultados indicam que a Farm Rio construiu seu posicionamento focado no estrangeirismo para a percepção da mulher italiana, em que valoriza a cultura brasileira na estética da sua comunicação.

Biografia do Autor

  • Catarina Hofmeister Fleck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Recém-graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como colaboradora no departamento de marketing da Skala Cosméticos.

  • Eduardo Zilles Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professor Adjunto da Faculdades de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), com estágio pós-doutoral em Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador no LIMC (PPGCOM/UFRGS), CITI (EP/USP), Lab4C (ECA/USP), Incria (PPGDR/Faccat), Ceclico (UFP/Porto) e Clepul (UL/Lisboa).

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Publicado

2025-05-21

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Artigos