Posicionamento de uma marca brasileira no exterior: estratégias de internacionalização da Farm Rio no mercado italiano

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Resumo

O trabalho investiga o posicionamento da marca brasileira Farm Rio no mercado italiano. O seguinte problema de pesquisa foi lançado: como a Farm Rio construiu o seu posicionamento de marca a partir da campanha de lançamento em Milão? Para responder a esse questionamento, além de apresentar uma fundamentação teórica sobre posicionamento, branding e marketing internacional, foi conduzida uma pesquisa empírica através da observação e da análise qualitativa de postagens da marca no Instagram. Os resultados indicam que a Farm Rio construiu seu posicionamento focado no estrangeirismo para a percepção da mulher italiana, em que valoriza a cultura brasileira na estética da sua comunicação.

Biografia do Autor

Catarina Hofmeister Fleck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Recém-graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como colaboradora no departamento de marketing da Skala Cosméticos.

Eduardo Zilles Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto da Faculdades de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), com estágio pós-doutoral em Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador no LIMC (PPGCOM/UFRGS), CITI (EP/USP), Lab4C (ECA/USP), Incria (PPGDR/Faccat), Ceclico (UFP/Porto) e Clepul (UL/Lisboa).

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Publicado

2025-05-21

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Artigos