Apontamentos sobre o legado intelectual de José Saramago, a partir de seis entrevistas jornalisticas

Autores

  • Louise Soraya Chacon Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria do Socorro Furtado Veloso

Resumo

Este estudo visa iluminar o legado de ideias do escritor portugués José Saramago, a partir de seis entrevistas jornalfsticas concedidas pelo autor de Memorial do convento e publicadas na forma de livro. O referencial te6rico tem base em Jacoby (1990), Lage (2001), Régo (2013) e outros. A metodologia inclui anålise qualitativa (Minayo, 1994). A pesquisa evidencia o modo como as entrevistas podem ser espaqos de debate e preservaqäo de mem6rias.

Biografia do Autor

Louise Soraya Chacon Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Louise Soraya Chacon Silva é estudante da graduação em jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integra o projeto de pesquisa "O pensamento social de José Saramago: Considerações a partir de oito entrevistas publicadas em livros", coordenado pela docente Maria do Socorro Furtado Veloso.

Maria do Socorro Furtado Veloso

Maria do Socorro Furtado Veloso é professora associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestra em Multimeios pela Unicamp e jornalista formada pela Universidade Federal do Pará. Coordena o projeto de pesquisa "O pensamento social de José Saramago: Considerações a partir de oito entrevistas publicadas em livros"

Downloads

Publicado

2025-08-23

Edição

Seção

Artigos

Categorias