A representação do negro no espaço público através da publicidade capixaba no Festival Colibri

Autores

  • Vinicus Araujo de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lívia Silva de Souza Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A pesquisa analisa a representação da negritude no espaço público por meio da publicidade, com base em campanhas premiadas no Festival Colibri 2023. Utilizando a semiótica greimasiana (Greimas; Courtés, 1979), foram examinados os níveis discursivo, narrativo e fundamental. Os resultados indicam que a figura do negro é retirada do estereótipo e passa a ser referência, mas a representatividade ainda é limitada, com apenas seis das 41 peças apresentando negros.

Biografia do Autor

Lívia Silva de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do GP Comunicação e Consumo (Ufes) e do GESC3 (USP).

Downloads

Publicado

2025-08-23

Edição

Seção

Artigos

Categorias