A representação do negro no espaço público através da publicidade capixaba no Festival Colibri

Autores

  • Vinicus Araujo de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml
  • Lívia Silva de Souza Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml

Resumo

A pesquisa analisa a representação da negritude no espaço público por meio da publicidade, com base em campanhas premiadas no Festival Colibri 2023. Utilizando a semiótica greimasiana (Greimas; Courtés, 1979), foram examinados os níveis discursivo, narrativo e fundamental. Os resultados indicam que a figura do negro é retirada do estereótipo e passa a ser referência, mas a representatividade ainda é limitada, com apenas seis das 41 peças apresentando negros.

Biografia do Autor

  • Lívia Silva de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

    Docente no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do GP Comunicação e Consumo (Ufes) e do GESC3 (USP).

Downloads

Publicado

2025-08-23

Edição

Seção

Artigos

Categorias