A Violência contra a mulher dentro de dinâmicas afetivas: Reflexões teóricas sobre cobertura jornalística a partir do caso Mércia Nakashima

Autores

Resumo

O artigo analisa como a mídia brasileira constrói narrativas sobre violência contra mulher (VCM), com foco no caso Mércia Nakashima. O objetivo é compreender como discursos jornalísticos justificam práticas violentas cometidas em nome do amor romântico. A metodologia adotada foi a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011). Constatou-se que a romantização da violência perpetua estereótipos e reforça o patriarcado, culpabilizando mulheres pelos crimes as quais são vítimas.

Biografia do Autor

  • Lorena Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Recém-graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Assistente técnica I da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Autora do artigo “Caso Elisa Rodrigues e a análise da cobertura jornalística de crianças desaparecidas no Marajó” publicado no livro “Estudo de caso sobre violências na Amazônia” (UFPA/CAV). Publicou mais 5 artigos que versam sobre violência doméstica, vulnerabilidades e feminismos. Pesquisa a violência doméstica em processos comunicacionais na Amazônia.

Downloads

Publicado

2025-09-03

Edição

Seção

Artigos