Jogos digitais no contexto da divulgação científica

revisão de estudos sobre newsgames e serious games

Autores

Resumo

Este trabalho aborda o uso de jogos digitais na divulgação científica, com o objetivo de compreender o estado da arte sobre o tema. A metodologia consistiu na seleção e análise de artigos em bases de dados, focando nos termos serious games e newsgames, publicados entre 2020 e março de 2025. O principal resultado aponta que a presença de jogos digitais como estratégia de divulgação científica ainda é pouco explorada na área da comunicação.

Biografia do Autor

  • Isabela França Prates, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

    Estudante do Curso de Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Integrante do Grupo Bertha de Pesquisa. Realiza iniciação científica voluntária pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FAPEMIG) e é bolsista FIP PUC Minas.

  • Verônica Soares da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Orientadora do trabalho. Professora da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Integrante do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Líder do Grupo Bertha de Pesquisa. 

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Publicado

2025-09-03

Edição

Seção

Artigos

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