A valorização dos processos científicos no jornalismo universitário: uma análise dos jornais da USP, Unesp e Unicamp

Autores

  • Lara Luiza Baesteiro Campeão Universidade Estadual Paulista (FAAC - Unesp)
  • Liliane de Lucena Ito

Resumo

O artigo analisa os jornais da USP, Unesp e Unicamp, com foco em como representam o fazer científico. Por meio de revisão teórica e entrevistas com jornalistas, investiga-se como esses veículos valorizam os processos da ciência. Conclui-se que, ao romper com a lógica de resultados prontos, eles favorecem a alfabetização científica e enfrentam a desinformação.

Biografia do Autor

  • Lara Luiza Baesteiro Campeão, Universidade Estadual Paulista (FAAC - Unesp)

    Estudante do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e pesquisadora no projeto “Índice de Credibilidade Jornalística: formulação de indicadores de fortalecimento do jornalismo para o combate aos ecossistemas de desinformação”. Integra o Comitê Nacional de Democratização da Checagem de Fatos.

  • Liliane de Lucena Ito

    Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Digital do Instituto Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento (IDP). Pesquisadora visitante na Universidade Beira-Interior (UBI). Desenvolve estágio pós-doutoral em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Doutora e mestra em Comunicação e graduada em Comunicação Social, Jornalismo pela Unesp.

Downloads

Publicado

2025-09-03

Edição

Seção

Artigos

Categorias