Checagem de fatos na América do Sul: financiamento e diversificação de produtos para um jornalismo reconfigurado

Autores

  • Maria Eduarda Arruda de Sousa Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Letícia Lourencetti Barbosa Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Ísis Borges Figueira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Luciane Fassarella Agnez Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

O artigo analisa financiamento e oferta de produtos e serviços que sustentam 22 projetos de checagem de fatos na América do Sul. Por meio de uma observação sistemática dos sites, realizada entre fevereiro e abril de 2025, identificamos diferenças entre iniciativas independentes e ligadas a grupos de mídia, com modelos híbridos de receita, diversificação de ações e desafios de transparência, marcados pelo risco de dependência de recursos de big techs.

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda Arruda de Sousa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Estudante do Curso de de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG).

  • Letícia Lourencetti Barbosa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Estudante do Curso de de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG).

  • Ísis Borges Figueira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Estudante do Curso de de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG).

  • Luciane Fassarella Agnez, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Orientadora do trabalho. Professora da Faculdade de Informação e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Comunicação.

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Publicado

2025-09-03

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Artigos

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