A comunicação pública como ferramenta de cidadania: o papel da EBC e da RNCP no Brasil

Autores

  • Raphaella Toledo Universidade Federal de Juiz de Fora image/svg+xml
  • Iluska Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumo

A pesquisa investiga como a TV Brasil, enquanto emissora pública, representa a diversidade sociocultural brasileira e promove o interesse público. Para tanto, foram analisados uma edição do telejornal Repórter Brasil e um do programa Sem Censura. A metodologia esteve fundamentada na Análise da Materialidade Audiovisual (Coutinho, 2016; 2018), estruturada em dois eixos principais: representação sociocultural e autonomia/interesse público, com atenção a elementos audiovisuais e contextuais. Os resultados revelam compromisso com a inclusão, a pluralidade de vozes e a autonomia editorial frente a interesses comerciais, ainda que persistam desafios para a ampliação da participação cidadã. O estudo integra o projeto de Iniciação Científica Comunicação pública, comunitária e inovação: articulações conceituais e de experiências na implantação da RNCP, desenvolvido com apoio do PIBIC/CNPq.

Biografia do Autor

  • Iluska Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM-UFJF) e coordenadora do NJA - Núcleo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual.

Downloads

Publicado

2025-09-03

Edição

Seção

Artigos

Categorias