FLASH MOBS, MOVIMENTOS QUE TRANSCENDEM O CIBERESPAÇO: UMA FER-RAMENTA ALTERNATIVA DE COMUNICAÇÃO
Autores
Éverton Bohn Kist
UNIFRA
Ana Luiza Coiro Moraes
UNIFRA
Resumo
Para definir Flash Mob (ou Flash Mobilization) como o ato ou mobilização organizada no campo virtual que transcende a barreira do ciberespaço e concretiza-se no mundo real, este trabalho recorre à distinção entre virtual e real encontrada em Pierre Lévy, ao conceito de líderes de opi-nião, em Mauro Wolf, aos conceitos de territorialização e desterritorialização, em Deleuze e Guattari, e de tribalização, em Michel Maffesoli. O que se intenta porém, é uma análise do fenômeno comunicacional Flash Mob a partir de um ponto de vista publicitário, demonstrando-se, assim, que estes eventos podem ser ferramentas alternativas de comunicação. Para tanto, recorre-se também aos conceitos de publicidade de guerrilha em Dorrian, marketing viral em Andrade, Mazzon e Katz, e buzzmarketing em Rosen e Thomas.