O Público e o Privado na Construção de um Sentido: Os Telejornais da TV Brasil
Autores
Lorena Goretti
Universidade Federal de Juiz de Fora
Teo Pasquini
Universidade Federal de Juiz de Fora
Iluska Coutinho
Universidade Federal de Juiz de Fora
Resumo
O presente trabalho integra uma pesquisa em curso que busca analisar a programação jornalística veiculada na Rede Brasil, utilizando como base o telejornal Repórter Brasil. A investigação pretende relacionar os conceitos de TV pública e TV privada ao conteúdo do noticiário, entre outros aspectos, através de análises quantitativas e qualitativas. Becker (2006) e Gomes (2006), a respeito do telejornalismo de qualidade, e Coutinho (2003), na proposta de dramaturgia do telejornalismo, oferecem suporte teórico às reflexões.
Biografia do Autor
Lorena Goretti, Universidade Federal de Juiz de Fora
Aluna do sexto período do curso de Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do Grupo de Pesquisa em Telejornalismo, sob a orientação da Prof. Dra. Iluska Coutinho.
Teo Pasquini, Universidade Federal de Juiz de Fora
Aluno do décimo período do curso de Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do Grupo de Pesquisa em Telejornalismo, sob a orientação da Prof. Dra. Iluska Coutinho.
Iluska Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutora pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comuni-cação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Telejornalismo da Facom-UFJF. iluskac@gobo.com.