Inovações e alternativas comunicacionais em foco

Autores

  • José Marques de Melo Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Resumo

A INOVCOM - Revista Brasileira de Inovação Científica em Comunicação pretende divulgar as pesquisas que contenham resultados inovadores ou focalizem alternativas comunicacionais. Essa publicação, editada exclusivamente em formato digital, visa atender à demanda dos egressos dos cursos de graduação e estudantes dos cursos de especialização em Comunicação, bem como aos jovens profissionais atuantes no mercado de trabalho. A idéia é incentivar os que se dedicam a sistematizar o conhecimento midiático e a explorar novos gêneros e formatos, bem como a refletir criticamente sobre as profissões midiáticas, contribuindo para a melhoria da qualidade da comunicação brasileira. Publicada pela INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - , em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Marília - UNIMAR, esta revista está aberta à contribuição de quantos pretendam oferecer contribuições para superar o 'gueto acadêmico', ampliando as pontes da cooperação entre a academia e o mercado, através das empresas midiáticas e das associações profissionais da comunicação. Contando com a participação de um conselho editorial amplo, diversificado e representativo da geografia nacional, a nova publicação se destina a ser um elo entre a graduação e a pós-graduação, entre a pesquisa básica e a ciência aplicada, entre o local, o regional e o nacional. Esta primeira edição contém uma seleção de artigos provenientes de trabalhos de conclusão de cursos, defendidos em várias universidades brasileiras, numa demonstração da potencialidade inventiva da nova geração que procura oportunidades no mercado de trabalho, refletindo criticamente os processos comunicacionais hegemônicos ou formulando alternativas para substituir modelos anacrônicos. O dossiê que reúne textos especiais foi organizado pelo Prof. Dr. Laan Mendes de Barros (Faculdade Cásper Líbero - São Paulo), que coordenou no último triênio o Prêmio INTERCOM de Comunicação. Ele selecionou os relatos feitos pelos vencedores do referido concurso, no ano de 2005, nas categorias: doutorado, mestrado, especialização e bacharelado. Completam este volume as seções 'Resenha' (analisando obras recentes) e 'Noticiário' (inventariando acontecimentos relevantes do campo comunicacional). São Paulo, 3 de abril de 2006

Biografia do Autor

José Marques de Melo, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Bacharel, Doutor, Livre Docente e Professor Titular em Jornalismo, fundou o Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, unidade universitária da qual foi Diretor (1989-1993). Finda essa gestão, decidiu aposentar-se, depois de 34 anos de serviço público, tendo sido agraciado com o título de Professor Emérito da instituição. Atuou como professor visitante nas Universidades de Barcelona (Espanha), Texas (Estados Unidos da América), Ibero-Americana (México), Diego Portales (Chile) e Simón Bolívar (Bolívia). Exerce atualmente o cargo de Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisador 1 A do CNPq, publicou 25 livros, organizou 73 coletâneas e mais de uma centena de artigos em periódicos científicos do país e do exterior. Orientou mais de uma centena de teses de doutorado e/ou dissertações de mestrado. Integrou o Conselho Deliberativo do CNPq e presidiu a Comissão de Especialistas em Comunicação Social do MEC. Co-fundou o Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo da UNICAMP. Sócio-fundador, exerceu a presidência da Intercom no período 1977-1983, tendo atuado permanentemente como conselheiro e animador da entidade. Mais informações: www.marquesdemelo.com.br

Downloads

Publicado

2006-04-03

Edição

Seção

Apresentação