Em busca de atenção: a (re)integração do conteúdo comercial ao editorial na televisão brasileira
Autores
Flávia Bizinella Baradon
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo
Analisa a tendência de integrar o conteúdo comercial ao editorial na televisão como alternativa à queda da atenção ao break. Comenta os questionamentos atuais sobre a eficácia do intervalo comercial e as razões que o fazem perder a atenção do telespectador: os avanços tecnológicos, a dispersão da audiência e as alterações no comportamento do consumidor. Expõe o conceito de advertainment e suas ferramentas. Conclui que a integração do comercial ao editorial representa a retomada de práticas do início da TV brasileira e que se faz necessário que o mercado publicitário encontre formas de atrair a atenção do telespectador hoje e no futuro próximo, quando novas tecnologias poderão transformar a forma de assistir à televisão.
Palavras-chave: Televisão; Mídia; Publicidade
Abstract
This paper analyses the tendency of integrating commercial content into the editorial one, in television, as an alternative to the decrease of attention given to advertisements. It also comments on current discussions about the efficiency of advertisements and the reasons why spectators do not give too much attention to it: the technological progresses, the breakup of audience and changes on the consumer s behavior. It exposes the concept of
'advertisement' and its sources. And it concludes that the commercial integration to the editorial content represents the recovering of practices made in the early days of Brazilian television and also that it is necessary, to the publicity market, to find ways of attracting the spectator s attention today and in a near future, when new technologies may change the way of watching TV.
Key-words: Television; media; publicity.
Resumen
El texto que acá se presenta, analiza la tendencia de integrar el contenido comercial al editorial en la tele como alternativa a la caída de la atención al brek. Nuestro objetivo es comentar los cuestionamientos actuales sobre la eficacia del break comercial y las raciones que lo hacen perder la atención y las alteraciones en el comportamiento del consumidor.
Expone nuestro texto el concepto de advertainment y sus herramientas. Y, así, concluimos que la integración del comercial hacia el editorial representa la retomada de prácticas del empiezo de la tele brasileña y que se hace necesario que el mercado encuentre formas de atraer la atención del telespectador hoy y en un futuro próximo, cuando nuevas tecnologías
podrán transformar la forma de asistir a la tele.
Palabras-claves: Tele; Medios de Comunicación; Publicidad