Recursos Cinematográficos de - Estorvo - no contexto Pós-Moderno

Autores

  • Marcelo Briseno Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento dos recursos cinematográficos utilizados para acentuar o universo distorcido de - Estorvo -, romance de Chico Buarque de Hollanda adaptado para o cinema pelo cineasta Ruy Guerra. O romance narrado em primeira pessoa tem como enredo um personagem paranóico vagando por uma metrópole e apresenta um universo caótico e distorcido que somado à uma narrativa fragmentada recebeu o equivocado rótulo de pós-moderno pela crítica. Em sua versão fílmica este universo distorcido foi acentuado por recursos como a iluminação em contra-luz, uma câmera nervosa sem tripé, uma trilha sonora que provoca estranhamento, locações em três países diferentes e um elenco globalizado formando um espaço cheio de sotaques. Através destes recursos da linguagem cinematográfica Ruy Guerra conseguiu acentuar o universo caótico e distorcido do romance, mantendo-se fiel à identidade e a diegese do texto. Abstract This article has as objective to present a survey of the cinematographic resources used to accent the distorted universe of - Estorvo -, a Chico Buarque de Hollanda romance adapted to the screens by the director Ruy Guerra. The romance told in first person tells the story of a obsessed character wandering in a metropolis and presents a chaotic and distorted universe that added to a fragmented narrative received the wrong title of post-modern by critics. On the movie version this distorted universe was reinforced by resources like , backlight illumination , a nervous camera without tripod, a strange soundtrack, locations on three different countries and a global cast. Through these cinema language resources Ruy Guerra obtained to reinforce the chaotic and distorted universe of the romance remaining faithful to the identity of the text. Resumen Este artículo tiene la meta para presentar los recursos cinematográficos usados para reforzar el universo torcido en - Estorvo -, un romance de Chico Buarque de Hollanda adaptado a las pantallas por el director Ruy Guerra. El libro narrado en la primera persona cuenta la historia de un carácter paranoico que vaga en una ciudad grande y presenta un caótico y torcido universo que con una narración hecha en fragmentos recibió el título incorrecto de poste-moderno de los críticos. En la versión de la película el universo torcido fue reforzado por recursos como, el contraluz, una cámara nerviosa sin los trípodes, una banda de sonido extraña, localizaciones en tres paises distintos y un molde global. A través de estos recursos de la lengua del cine Ruy Guerra ha alcanzado reforzar el caótico y torcido universo del romance y mantener-se fiel a la identidad del texto Palavras-chave: Pós-Moderno; Identidade; Adaptação; Fragmentação; Cinema.

Biografia do Autor

Marcelo Briseno, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. e Bacharel em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde é professor do Curso de Rádio e TV.

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Publicado

2007-05-11

Edição

Seção

Artigos