Apareço Logo Existo: A Revista Sou+Eu sob a Otica da Obra a Sociedade do Espetáculo
Autores
Ada Caperuto
Ana Paula Casagrande de Oliveira
Daniela Beneti
Fábia Yoshida
Flávia Negrão
Maira Rita Begalli Nunes
Ricardo Filinto
Resumo
O presente trabalho pretende realizar um paralelo entre a obra de Guy Debord - A Sociedade do Espetáculo - e a revista Sou+Eu, publicação da Editora Abril. O enfoque é o cenário social atual: uma sociedade dominada pela ilusão das aparências, na era do - sou visto -. Um olhar que ao mesmo tempo em que envaidece e exalta, pune os seres-imagens não enquadrados na lógica do espetáculo. Assim, a realidade perde seu papel para a visibilidade, ou seja, pessoas passam a encenar personagens em busca de reconhecimento. Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas de dados mercadológicos no website da revista Sou+Eu e pesquisas bibliográficas que nortearam o posicionamento crítico deste objeto.
Palavras chaves: Sociedade; Espetáculo; Interatividade; Exposição midiática; Indústria cultural.
Abstract
The present job intends to accomplish a parallel among Guy Debord s work The Society of the Spectacle and the magazine Sou+Eu, published by Editora Abril. The focus is the current social scenery: a society dominated by the illusion of the appearances, in the era of the - I am seen -. A glance that, at the same time that conceited and exalts, punishes the beings-images no framed in the logic of the spectacle. So, the reality loses its role for the visibility, in other words, people starts to stage characters in search of recognition. To accomplish this job were carried through market data researches in the website of the magazine Sou+Eu and bibliographical researches that orientated the critical positioning of this object.
Key words: Society; Spectacle; Interactivity; Media exhibition; Cultural industry.
Resumen
El presente trabajo pretende realizar un paralelo entre la obra de Guy Debord - La Sociedad del Espetáculo - y la revista Soy Más Yo, publicación de la Editora Abril. El enfoque es el escenario social actual: una sociedad dominada por la ilusión de las apariencias, en la era del - soy visto-. Una visión que al mismo tiempo en que envanece y extalta, castiga los seres-imágenes no encuadrados en la lógica del espectáculo. Así, la realidad pierde su papel para la visibilidad, o ssea, personas pasan a encenar personajes en busca de reconocimiento. Para la realización de este trabajo fueron realizadas investigaciones de datos mercadollógicos em el web site de la revista Soy Más Yo e investigaciones bibliográficas que nortearon el posicionamento crítico de este objeto.
Palabras clave: Sociedad; Espectáculo; Interactividad; Exposición de medios; Industria cultural.