Participação e cidadania na mídia local: o caso de Pirajuí/SP

Autores

  • Marcelo de Oliveira Volpato

Resumo

A participação social nos meios de comunicação requer investigação haja vista a ligação desta com a promoção da cidadania, principalmente em meio a processos midiáticos excludentes e autoritários. Desta forma, partimos de conceitos de participação, cidadania e apresentamos - ainda que preliminarmente - as configurações do município de Pirajuí/SP e dos cinco veículos que integram a mídia local. Baseando-se em pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas e observação assistemática de conteúdo, o estudo buscou levantar elementos para compreender os espaços destinados ao desenvolvimento da cidadania e como se dá a participação do(s) público(s) na mídia local. Conclui-se que estes meios configuram-se como espaço propício à participação e ao exercício da cidadania, entretanto, devido a comprometimentos políticos, econômicos e limitações tecnológicas e profissionais a participação torna-se limitada. Palavras-chave: Participação; Cidadania; Mídia Local; Pirajuí. Abstract Popular involvement in the communication media deserves investigation due to its relation with the citizenship promotion. Therefore, starting from concepts like participation and citizenship we present the Pirajuí-SP city setup and the two radio stations and three newspapers that compose the local media. By using bibliographic and documental research, interviews and non-systematic observation of contents, this study intended to understand how is the popular involvement in the local media. We conclude that this environment supplies suitable opportunities to popular participation and to the practice of citizenship, although, due to political and economical affairs, and to professional and technological limitations the popular participation becomes limited. Keywords: Popular Participation; Citizenship; Local Media; Pirajuí. Resumen La participación social en los medios de comunicación requiere investigación, debido a la relación de esta con la promoción de la ciudadanía, principalmente en medio de los procesos mediáticos excluyentes y autoritarios. De este modo, partimos de conceptos de participación, ciudadanía y presentamos - aun siendo preliminarmente - las configuraciones de la ciudad de Pirajuí/SP y de los cinco vehículos de comunicación que componen los mass media locales. Este estudio se basa en investigación bibliográfica y documental, entrevistas y observación asistemática de contenido. Ha buscado obtener elementos para comprender los espacios destinados al desarrollo de la ciudadanía y cómo se da la participación del(de los) público(s) en los mass media locales. Se concluye que estos medios se configuran como espacio propicio a la participación y al ejercicio de la ciudadanía, sin embargo, por causa de los comprometimientos políticos, económicos y las limitaciones tecnológicas y profesionales, estos espacios se vuelven cada vez más escasos. Palavras llave: Mass Media Ciudadano; Ciudadanía; Participación; Mass Media Local; Pirajuí.

Downloads

Publicado

2008-03-10

Edição

Seção

Artigos