O Double Coding na Animação: A Construção do Desenho Animado Contemporâneo para Adultos e Crianças

Autores

  • Luciana Andrade Gomes
  • Laura Torres S. dos Santos

Resumo

O desenho animado contemporâneo, produzido na perspectiva da indústria cinematográfica, desenvolveu, a partir das inovações tecnológicas, formas de linguagem e concepções narrativas que abrem espaços para novas possibilidades de recepção, tanto no universo infantil como no adulto, expandindo o leque de espectadores de uma mesma obra. A partir das teorias do Double Coding, postulada por Jenks e adaptada por Umberto Eco, e ironia intertextual, dirigimos nossas indagações ao campo da narrativa cinematográfica, problematizando as estratégias de linguagem dos desenhos animados contemporâneos e sua relação com os diferentes leitores-modelos. Para isso, vamos analisar, neste artigo, desenhos animados comerciais e de longa-metragem, principalmente a trilogia Shrek. Palavras-chave: desenho animado; novas tecnologias; narrativa cinematográfica; intertextualidade; Double Coding. Abstract: The contemporary cartoons, produced in the movie industry perspective, developed, following technological innovations, new languages and narrative conceptions that make room for new reception possibilities, be it in the children or in the adult universe, expanding the number of expectators of a single piece. Starting from the Double Coding theories, formulated by Jenks and adapted by Umberto Eco, and intertextual irony, we point our questionings to the cinematographic narrative field, discussing language strategies of contemporary cartoons and their relation with different model-readers. For this purpose, we are going to analyze, in this article, commercial and long-length cartoons, mostly the Shrek trilogy. Key-words: cartoons; new technologies; intertextuality; cinematographic narrative; Double Coding. Resumen: El dibujo animado contemporáneo, producido bajo la perspectiva de la industria cinematográfica, ha desarrollado, a partir de las innovaciones tecnológicas, formas de lenguaje y concepciones narrativas que abren espacios para nuevas posibilidades de recepción, tanto en el universo infantil como en el adulto, lo cual expande la variedad de espectadores de una misma obra. A partir de las teorías del Double Coding - postulada por Jenks y adaptada por Umberto Eco - e ironía intertextual, dirigimos nuestras indagaciones hacia el campo de la narrativa cinematográfica, problematizando las estrategias de lenguaje de los dibujos animados contemporáneos y su relación con los diferentes lectores-modelos. Para este fin, analizaremos, en este artículo, dibujos animados comerciales y de largometraje, principalmente la trilogía Shrek. Palabras clave: dibujo animado; nuevas tecnologías; narrativa cinematográfica; intertextualidad; Double Coding.

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Publicado

2008-03-11

Edição

Seção

Artigos