Metalhead: a ovelha preta e branca de Black Mirror

Autores

  • Daniel Alves Scarcello Universidade Federal Fluminense
  • Denise Tavares Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Black Mirror, Ficção Científica, Metalhead

Resumo

As dúvidas e inquietações humanas sobre o controle do mundo e o futuro são temas frequentes em narrativas de Ficção Científica (FC). Neste texto, a proposta é explorar as perspectivas sobre o homem, a tecnologia e o gênero FC que a série Black Mirror (BM) desenvolve em suas narrativas, tendo como recorte o episódio Metalhead, da quarta temporada. O destaque deve-se à duplicidade que marca o episódio: por um lado, apresenta uma singularidade que o distingue das demais produções vinculadas ao universo BM. Por outro, mantém certos vínculos que corroboram uma determinada visão das narrativas pautadas pela ficção científica. O objetivo, com tal percurso, é destacar como a série dialoga com o gênero e, mesmo criando uma estética própria e atual, apresenta, em episódios como o do nosso recorte, homenagens ou referências a outras vertentes da FC. Com tal opção, corrobora uma percepção de que o gênero, no atual momento de grande aceleração do desenvolvimento tecnológico, tem sido capaz de expressar os impasses e ausência de horizontes em que a tecnologia parece nos aprisionar sem, no entanto, constituir imaginários que os extrapolem.

Biografia do Autor

Daniel Alves Scarcello, Universidade Federal Fluminense

Mestre (bolsista CAPES) pelo programa de Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense.

Denise Tavares, Universidade Federal Fluminense

Professora e pesquisadora do PPG Mídia e Cotidiano, vinculada ao Depto de Comunicação Social, ambos da UFF. Doutora em Integração Latino-americana e Mestre em Multimeios.

Referências

ESQUENAZI, Jean-Pierre. As séries televisivas. Lisboa. Edições Texto & Grafia, 2010.

JANOTTI JR, Jeder. Cultura pop: entre o popular e a distinção. In Cultura pop / Simone Pereira de Sá, Rodrigo Carreiro, Rogerio Ferraz (Organizadores). Salvador: EDUFBA/ Brasilia: Compós, 2015

KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia - estudos culturais: identidade e politica

entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

LEMOS, André. Isso (não) é muito Black Mirror: passado, presente e futuro das tecnologias de comunicação e informação. Salvador: EDUFBA, 2018.

LIPOVETSKY, Gilles. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Gilles Lipvetsky e Jean Serroy. Porto Alegre: Sulina, 2009.

OLIVEIRA, Fátima. Ficção científica: uma narrativa da subjetividade homem-máquina. Revista Contracampo,n.09, Niterói, 2003, p. ?

OMIZZOLO, Ana Paula Cecagno. O preto e branco como elemento da linguagem visual no cinema: estudo de caso dos filmes Logan e Logan noir. Editora? Caxias do Sul, 2019

ROBERTS, Adam. A verdadeira história da ficção científica. E-book. São Paulo: Editora Seoman, 2018.

SILVA, M. V. B. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 241-252, jun. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014115810.

SUPPIA, Alfredo. Limite de Alerta! Ficção Científica em Atmosfera Rarefeita: uma introdução ao estudo da FC no cinema brasileiro e em algumas cinematografias off-Hollywood / Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia. Tese de Doutorado em Multimeios. UNICAMP. Campinas, [s.n.], 2007.

SUPPIA, Alfredo. Realismo(s) e cinema(s) de ficção científica: uma introdução ao debate. In SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliviera (Org). Gêneros cinematográficos e audiovisuais: perspectivas contemporâneas. Bragança Paulista/SP: Margem da Palavra, 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-02