Documentário, ficção e horror: as estratégias de realidade como forma de engajamento em Contatos de 4º Grau

Autores

  • Thalita Cruz Bastos Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Palavras-chave:

Documentário, Ficção, Horror, Contatos de 4ú Grau

Resumo

O artigo se propõe a analisar o uso de estratégias de realidade no cinema de horror e a relação entre essas estratégias e as mudanças nas formas de afetação do espectador na contemporaneidade. O objetivo é investigar como a relação entre documentário e ficção aparece no cinema de horror como estratégia de engajamento sensório. Para tal iremos analisar o filme Contatos de 4º Grau (The Fourth Kind, EUA, 2009), de Olatunde Osunsanmi, que se desenvolve a partir da premissa de ser baseado em fatos reais e conter imagens de arquivo jamais vistas. Para compreender o conceito de estratégias de realidade nos apoiaremos nos escritos de Jean Louis Comolli, e para desenvolver a noção de narrativas de excesso, juntamente com a definição dos gêneros de excesso, focando o cinema de horror, trabalharemos os autores Carol Clover e Linda Williams.

Biografia do Autor

Thalita Cruz Bastos, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Professora da ECDD na graduação de Cinema e Audiovisual e Bloco de Introdução à Indústria Criativa. Professora do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) na graduação de Comunicação Social - Jornalismo. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com doutorado-sanduíche pela University of Reading (UK).

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Publicado

2021-07-02