Emoção, cinema e espaço urbano: Enjaulado e a arquitetura do medo no cinema brasileiro contemporâneo

Autores

  • Rodrigo Carreiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Gabriela Alcântara de Siqueira Silva Faculdades Barros Melo (Aeso)

Palavras-chave:

Espaço urbano, Cinema brasileiro, Horror, Arquitetura do medo

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre um tipo específico de representação audiovisual do medo no cinema, relacionada às transformações ocorridas no espaço urbano dos grandes centros brasileiros. A partir da apresentação do conceito de arquitetura do medo, conforme desenvolvido por Nan Ellin (1997), analisaremos o média-metragem Enjaulado (1997), de Kleber Mendonça Filho, chamando a atenção para alguns dos artifícios narrativos utilizados pelo filme para discutir o uso estético desse modelo arquitetônico como elemento catalisador da emoção do medo dentro do cinema de horror. A análise busca ainda examinar a relação entre uma possível leitura documentarizante do filme abordado e as transformações urbanas que vêm ocorrendo nos grandes centros, em décadas recentes.

Biografia do Autor

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Mestre e Doutor em Comunicação pela UFPE. Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2.

Gabriela Alcântara de Siqueira Silva, Faculdades Barros Melo (Aeso)

Professora das Faculdades Barros Melo (Aeso) e mestre em Comunicação pela UFPE.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos