Quando as imagens também falham: os arquivos audiovisuais como concepção da história a partir da obra Odiolândia

Autores

Palavras-chave:

Imagens, Arquivo audiovisual, Vilém Flusser, Estética, Memória

Resumo

As tecnologias digitais comunicacionais são parte do processo que coloca em xeque o papel do arquivo audiovisual como testemunha ocular da história. É possível verificar no presente que os usos das fontes arquivísticas no campo tecnocultural concebem narrativas dos acontecimentos que ora oferecem realidades pouco exploradas, ora podem mascarar fatos. Em um de seus numerosos textos, Vilém Flusser rumina a relação de permuta entre escrita e imagem e os riscos de tal vínculo se extinguir. O datiloscrito flusseriano Quando as palavras falham (1982-A) nos motiva a analisar uma crise das imagens cada vez mais violadas pelos recursos digitais de distribuição e armazenamento. A obra de arte digital Odiolândia, de Giselle Beiguelman (2017), será evocada como fenômeno crítico que pode nos conduzir à compreensão de uma estética do arquivo audiovisual e, consequentemente, uma estética da memória na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Rafael de Brito Malhado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do PPGCOM UERJ na Linha de Tecnologias de Comunicação e Cultura.

Referências

Apocalypse: La Première Guerre Mondiale. (5 episodies). Directed by: Isabelle Clarke and Daniel Costelle. France: Producers CC&C and ECPAD, 2014. (4 hours 20 min.), son., color.

BEIGUELMAN, Giselle. Qual será a imagem da covid-19? In: Revista Zum, 28 dez. 2020. Disponível em: < https://revistazum.com.br/colunistas/imagem-da-covid>. Acesso em: 03 out. 2021.

______. Estéticas tecnológicas. In: BEIGUELMAN, Giselle. Blog Desvirtual. São Paulo, 03 set. 2009. Disponível em: <http://www.desvirtual.com/esteticas-tecnologicas>. Acesso em: 27 fev. 2021.

______. Odiolândia (Hateland). In: BEIGUELMAN, Giselle. Blog Desvirtual. São Paulo, 19 ago. 2017. Disponível em: <http://www.desvirtual.com/portfolio/odiolandia-hateland>. Acesso em: 20 fev. 2021.

BARBOSA, Marialva Carlos. Comunicação, história e memória: diálogos possíveis. Matrizes, São Paulo. v. 13, n. 1, p. 13-25, jan/abr 2019. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/157646>. Acesso em: 15 jun. 2021.

BOTTICI, Chiara. Imaginal Politics: Images Beyond Imagination and the Imaginary. Columbia University Press. 2014. (E-book).

ERNST, Wolfgang. Archives in Transition - Dynamic Media Memories. In: Digital Memory and Archive. Eletric Mediation. Vol. 30. University of Minessota Press. 2013. (E-book)

Dawson City: Frozen Time. Directed by Bill Morrison. United States: Hypnotic Pictures and Picture Palace Pictures, 2016 (120 min.). Disponível em: <https://vimeo.com/ondemand/dawsoncity>. Acesso em: 28 fev. 2021.

ESTUDIO I: Exposição ''Odiolândia'' mostra reações de ódio contra usuários de crack em São Paulo. Entrevistada: Giselle Beiguelman. [S. l.] Globonews, 26 set. 2017. Vídeo. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/estudio-i/videos/v/exposicao-odiolandia-mostra-reacoes-de-odio-contra-usuarios-de-crack-em-sao-paulo/6175520>. Acesso em: 25 fev. 2021.

FERREIRA, Debora Pazzeto. Desviar de programas: Vilém Flusser nas fronteiras entre arte, tecnologia e política. Perspectiva Filosófica, Recife. vol. 44, n. 1, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica/issue/view/2263>. Acesso em: 15 jun. 2021.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo. Annablume, 2011.

_____. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. AnnaBlume. São Paulo. 2008.

______. When words fail. Vilém Flusser Brasil. 1982. Disponível em: <http://flusserbrasil.com/arte182.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2021.

______. Quando as palavras falham - I. Vilém Flusser Brasil. 1982-A. Disponível em: <http://flusserbrasil.com/art461.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2021.

______ . Quando as palavras falham - II. Vilém Flusser Brasil. 1982-B. Disponível em: <http://flusserbrasil.com/art469.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2021.

FURTADO, Renato. CineOP 2018: Dawson City - Tempo Congelado é um tesouro em forma de filme. Adoro Cinema, 17 jun. 2018. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-141023>. Acesso em: 15 mar. 2021.

LINDEPERG, Sylvie. O destino singular das imagens de arquivo: contribuição para um debate, se necessário uma “querelaâ€. DEVIRES, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 12-27, jan/jun 2015. Disponível em: <https://bib44.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/342>. Acesso em 20 mar. 2021.

HERZOGENRATH, Bernd. Aesthetics of the Archive: an Introduction in The films of Bill Morrison: aesthetics of the Archive. Amsterdam University Press. Ed. Bernd Herzogenrath. Amsterdam. 2018. (E-book).

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. N-1 Edições. São Paulo. 2018.

Downloads

Publicado

2022-01-20

Edição

Seção

Artigos