Classe média e a representação de medo no cinema brasileiro de horror dos anos 2010

Autores

  • Filipe Falcão Universidade Católica de Pernambuco
  • André Guerra Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

cinema de horror, análise de filmes, cinema brasileiro, Trabalhar Cansa, O Animal Cordial

Resumo

Este artigo tem como objetivo localizar um recorte do cinema de horror feito no Brasil na década de 2010 correlacionando as características de duas obras específicas (Trabalhar Cansa e O Animal Cordial) com elementos canônicos do gênero para demonstrar a relação delas com o seu contexto sócio-político. O trabalho busca explorar como a representação de arquétipos comuns ao gênero dialoga com leituras de uma classe média cujo medo da perda de poderes ou acessão de pessoas mais humildes representa desconforto e insegurança gerando sensações comuns ao cinema de horror. Aqui as questões sociais dialogam tanto a importância do horror no trato de temas de peso histórico ao país quanto o seu potencial no cenário cinematográfico brasileiro.

Biografia do Autor

Filipe Falcão, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Comunicação
Pesquisa de pós-doutorado em andamento
Professor universítário de cursos de Comunicação como Cinema, Jornalismo, Fotografia e Publicidade e Propaganda.

André Guerra, Universidade Católica de Pernambuco

Jornalista graduado pela Universidade Católica de Pernambuco.

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Publicado

2022-01-20

Edição

Seção

Artigos