Os desdobramentos de A Zona Crepuscular no jornalismo e na ficção

Autores

  • Alexandre Dias Mestrando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi. Os desdobramentos de A Zona Crepuscular no jornalismo e na ficção

Palavras-chave:

Além da Imaginação, Cotidianidade, Ficção, Jornalismo.

Resumo

A Zona Crepuscular: Como a série Além da Imaginação pode ajudar a entender as imagens de ficção fantástica, de Rodolfo Stancki, aborda, por meio da produção audiovisual que dá nome à obra, como a ficção fantástica se mistura com o jornalismo. A pesquisa reflete sobre os contextos específicos de notícias falsas, nacionais e internacionais, que trouxeram aspectos do imaginário popular, além de explicar a própria relação da produção de informações equivocadas com o cenário político brasileiro atual.

Referências

MARTÃN-BARBERO, Jesus. Dos meios à s mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilson (org). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Braziliense, 2002.

STANCKI, Rodolfo. A Zona Crepuscular: Como a série Além da Imaginação pode ajudar a entender as imagens de ficção fantástica presentes no jornalismo. São José dos Pinhais, Paraná: Estronho, 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-20

Edição

Seção

Resenhas e Críticas