Creepy Metal Show e a insólita noite das sextas-feiras no grupo de WhatsApp da Rádio Putzgrila

Autores

Resumo

Esta investigação se propôs a registrar e analisar a participação dos membros do Grupo de WhatsApp[1] da Rádio Putzgrila durante a transmissão do programa Creepy Metal Show, apresentado nas noites de sextas-feiras, das 20 horas às 22 horas.  O grupo da Rádio Putzgrila no WhatsApp conta atualmente com 132[2] participantes entre ouvintes e comunicadores e é utilizado para divulgar a programação da web rádio e para oportunizar um espaço de troca de mensagens e informações sobre Rock’n Roll, notícias, lançamentos musicais, bandas da cena independente do Rock local, manifestações sobre a programação, dentre outras. Utilizando de metodologia qualitativa, sob a técnica do estudo de caso, que analisa o que cada caso apresenta de particular e relevante. O programa se caracteriza pela narrativa de contos de terror, na voz aveludada e na prosódia ímpar do apresentador Sérgio Pires, que acompanha a reação dos ouvintes fiéis da Rádio Putzgrila a partir das mensagens de texto enviadas através do grupo no WhatsApp. Creepy Metal Show é transmitido ao vivo e o apresentador responde e envia saudações aos ouvintes através de mensagens de áudio durante o programa bem como em mensagens de texto no grupo de WhatsApp da web rádio, além de outras Redes Sociais. Os textos de terror apresentados são resultado de pesquisa literária e de algumas colaborações enviadas por ouvintes que desejam ouvir suas histórias no programa. À guisa de conclusão, podemos apontar a participação dos ouvintes durante a programação ao vivo, através do envio de mensagens no grupo de WhatsApp, o interesse por narrativas radiofônicas diferenciadas e com temática de terror, a relação entre os contos de terror com o universo musical do Rock’n Roll através do subgênero Heavy Metal e o interesse por ouvir e participar do programa, além do retorno, quase em tempo real, do comunicador que comanda o Creepy Metal Show.

 

[1] O grupo no aplicativo WhatsApp foi criado em 20/11/2019, pelo comunicador Camilo Bassols. (N. dos. As).

[2] O número de participantes do grupo se mantém em crescimento. Hoje são 132. (N. dos As).

Biografia do Autor

Karen Kraemer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Ciências da Linguagem – UNISUL. Pós-doutora em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade – ULBRA. Membro do Grupo de Pesquisa ConJor – UFOP. Professora na UFSM, Campus FW/RS. E-mail: karen.kraemer@ufsm.br

Sérgio Roberto Pires de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Ciências Sociais e de Antropologia - UFRGS. Comunicador há 11 anos em rádios de Porto Alegre e região metropolitana. E-mail: sergiosociaisufrgs@hotmail.com .

Downloads

Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Dossiê