Resumo
Partindo dos estudos de narrativa fantástica no audiovisual, o presente trabalho analisa a série de ficção científica The Midnight Gospel (2020), animação criada por Pendleton Ward e Duncan Trussell para a rede de streaming Netflix. Na trama, o telespectador acompanha o cotidiano de Clancy, que, com seu simulador de realidades, vive experiências de morte enquanto conhece seres inusitados de outros planetas e os entrevista para seu podcast intergaláctico. A partir disso, o trabalho fundamenta-se no objetivo de identificar a estrutura narrativa utilizada ao decorrer da animação, embasando-se nos estudos de narrativa fantástica e estilo insólito. Deste modo, a metodologia empregada parte do levantamento bibliográfico, seguido da análise narrativa e estilística do produto. Espera-se, com isso, fortalecer os estudos de narrativa fantástica e poéticas audiovisuais.
Biografia do Autor
Ana Catarine Mendes da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Graduanda em Relações Públicas, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com bolsa integral do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeitos e língua(gens), com linha de pesquisa em Linguagens, Poéticas e Tecnologias. Aluna bolsista pelo Fundo de Apoio à Iniciação Científica da PUC-Campinas (FAPIC/Reitoria) com o projeto "O insólito na ficção seriada contemporânea de animação: narrativa fantástica e estilo insólito na telepoética de The Midnight Gospel (2020)". Interessa-se pelos temas de narrativa, estilo, gênero, sexualidade, cinema e audiovisual.
João Paulo Hergesel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação (UAM), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (Uniso). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens). Participante da Rede Brasileira de Pesquisa em Ficção Televisiva (Obitel Brasil) e da Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales (Red Inav).
Licença
A INSÓLITA está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na INSÓLITA pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da INSÓLITA.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.